sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Ensine com Música!!

Ensine com musica

A musica é um meio natural de comunicação e expressão. As crianças gostam de musica e ela pode ser usada como um estimulo à atividade e ao pensamento. A musica é considerada um incentivo pedagógico de grande valor. Os educadores religiosos lembram que a musica provoca atitudes, desenvolve comportamentos e forma conceitos. Por isso, deve complementar as atividades na sala de aula.
Os cânticos podem ser usados para introduzir o assunto da lição; sugerir a hora da limpeza e descanso; criar ambiente propicio à oração; enriquecer as experiências das unidades de estudo; encorajar e valorizar a dramatização; despertar sentimentos de gratidão, amor, camaradagem, interesse por missões e outros assuntos; além de ensinar versículos e verdades bíblicas.

Escolha dos cânticos

Muito cuidado e critério devem ser usados na escolha dos cânticos. A letra e a musica devem ser consideradas.

1. A Letra (Palavras)

1) As crianças entendem as palavras? Tem significado e sentido para as crianças que estão cantando? Transmitem mensagens para quem está ouvindo?
2) A letra é correta doutrinaria e espiritualmente falando?
3) É fiel às Escrituras?
4) Expressa a letra idéias concretas ao invés de simbólicas?

As crianças, especialmente aquelas de oito anos de idade, pensam de maneira literal. A linguagem simbólica confunde e atrapalha. Evitemos os cânticos cheios de simbolismos, preferindo aqueles com mensagem clara e simples.

2. A Musica

1) Casa-se perfeitamente com a letra?
2) Reforça a mensagem da letra?
3) A melodia é clara e distinta?
4) As notas estão dentro do pentagrama? As líderes, na maioria, dão um tom baixo demais para as crianças. As vozes infantis são altas e leves.
5) A harmonia é simples?

A música nunca deve ser considerada como simples passatempo. Canticos e músicas bem selecionados estão entre os melhores auxiliares que possuímos para o ensino religioso.

Como ensinar um cântico

  1. Conheça bem o cântico, e esteja apta para cantá-lo corretamente e de cor, sem ficar presa ao hinário.
  2. Prepare-se para ensinar um cântico usando a musica em reuniões previas, como por exemplo no período de atividades, no de transição, como música só para ouvir, como prelúdio, interlúdio, poslúdio.
  3. Converse a respeito da letra e idéias expressas. Relacione-as com o que as crianças já conhecem, com suas experiências.Use figuras para esclarecer idéias e definir significados. Palavras desconhecidas devem ser explicadas antes de se cantar.
  4. Ensine sempre a letra em conjunto com a musica.
  5. Cante suavemente enquanto as crianças escutam.Tire o tom certo, alto e leve.
  6. Peça às crianças que cantem baixinho, ou murmurem com você, para aprenderem bem a melodia e o ritmo.
  7. Cantar frase por frase.Você canta uma frase as crianças repetem-na cantando .Em seguida, o grupo canta a musica toda.
  8. Use o cântico repetidas vezes ,em diversas situações, para que as crianças fiquem familiarizadas com a letra e musica. Planeje varias experiências durante o mês, usando o mesmo cântico.
  9. Um novo cântico pode ser aprendido, primeiro por um grupo pequeno e depois apresentado na reunião em conjunto.


Importantes Nãos

1. Não separe a letra da musica, ao ensinar um cântico.
2. Não insista com as crianças para cantarem alto.Cantar alto para as crianças é gritar, e gritar não é cantar.
3. Não usar acompanhamento forte. O acompanhamento deve ser bem suave, para não abafar as vozes infantis.
4. Não use instrumento desafinado. Estraga o ouvido e as vozes infantis. O piano é o instrumento ideal para as crianças. Acordeão é muito forte .Conhecendo bem a letra e a musica, cante sem acompanhamento.
5. Não faça exercícios de treinamento severo. Nao é necessário aprender perfeitamente na primeira vez. Aprender um cântico deve ser uma experiência alegre e feliz.
6. Não ensine muitos cânticos novos ao mesmo tempo. No maximo dois por mês.


Atividades com cânticos


1. Ilustre com desenhos ou figuras as palavras do cântico.
2. Escreva a letra substituindo algumas palavras por desenhos ou figuras.
3. Escreva a letra deixando lacunas, ter figuras ou as palavras escritas em pequenos cartões, para serem inseridos ou removidos do texto.
4. Ilustre um cântico com figuras de revistas, jornais e outras fontes, para ser usado no flanelografo ou em pequenos cartazes.
5. Dramatizar um cântico.
6. Usar instrumentos musicais para o acompanhamento, tais como xilofone, escala de garrafas com água e outros da Bandinha Rítmica.

Cânticos apropriados, uma líder espiritual disposta e oportunidades, são os elementos necessários que fazem da musica uma agradável experiência de aprendizagem na vida das crianças.

Musica que ajuda as crianças a louvarem a Deus, que expressa o amor de Deus pelas pessoas e que desenvolve atitudes corretas das crianças para com Deus, Jesus a Bíblia, a Igreja,o mundo, o lar, consigo mesma e com outras pessoas, é o tipo de musica que devemos ensinar aos pequeninos.

Fonte: Publicação da União Feminina Batista do Brasil- Aproveite estas sugestões-Conte histórias, use figuras, faça cartazes, ensine com musica. 

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