sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A MÚSICA NO MINISTÉRIO COM CRIANÇA!!



A IMPORÂNCIA DA MÚSICA

A música, uma arte essencialmente comunicativa e sua importância para a sociedade é incalculável. Atinge a todos nas suas diversas camadas sociais e culturais.
O seu uso se faz notar como meio de soluções para problemas que naturalmente advirão, podendo ao mesmo tempo dar condições às pessoas de se relacionarem melhor no mundo em que vivem.
Não podemos pensar em música na igreja como algo de prazer e louvor apenas para hoje, neste momento, agora.
Seria egoísmo querer o momento musical para um só instante, numa única apresentação. O trabalho precisa ser duradouro; deve estar impregnado no participante como algo permanente.
Na realidade, o ser humano inicia a sua aprendizagem ainda recém-nascido.
O interesse musical que manifesta uma criança de 03 anos é normalmente reflexo da misicalidade natural e ativa das pessoas que a rodeiam, principalmente dos pais.

A MÚSICA COMO EXPRESSÃO DE LOUVOR E ADORAÇÃO A DEUS!


A música é uma arte que vem do coração de Deus. Ele deu importância a ela e deixou muitas instruções na sua Palavra quanto ao seu uso:

-1 Crônicas 16.7 -Colossenses 3.16
-1 Crônicas 15.2;16 e 22 -Efésios 5.18 e 19
-2Crônicas 29.25 -Salmo 100.1 e 2
-Salmo 148.11 a 13 -Salmo 47.7
-2 Samuel 22.24 -Salmo 33.3
-1 Coríntios 14.15

COMO USAR A MÚSICA COM AS CRIANÇAS?



Para haver ensino eficiente e produtivo através da música na educação das crianças há várias responsabilidades que o educador precisa encarar com muita seriedade.

ESCOLHENDO OS CÂNTICOS
É de uma importância que se use o cântico apropriado para as diferentes faixas etárias. Ao escolher um cântico, responda as seguintes perguntas:
a) É bíblico?
b) A letra é de fácil entendimento?
c) É fácil de ser cantado?
d) O ensino do cântico esta diretamente relacionado com o restante do programa?


ENSINANDO OS CÂNTICOS

Tenha objetivos claros e específicos ao ensinar um cântico. Dê à criança uma motivação para aprender um cântico novo. Escolha um método de introdução e varie na apresentação:

a) Encenação com fantoches
b) Perguntas objetivas
c) Lição objetiva
d) Visuais, gravuras, slides, transparências, quadro, objetos, cartazes, etc.


TENHA UM ESQUEMA DE ENSINO!

 
a) Cante primeiro o cântico inteiro
b) Explique o cântico
c) Cante o cântico novamente
d) Cante junto com as crianças por parte e depois inteiro
e) Corrija os erros
f) Deixe que as crianças cantem sozinhas
g) Repita o cântico

IMPORTANTE: Não ensine uma música sem conhecê-la bem. Saiba corretamente o cântico antes de tentar ensiná-lo.
Não motive as crianças a "cantarem alto" Volume forte não é sinônimo de alegria e entusiasmo mas muitas vezes leva à rouquidão e perda de voz.

O EDUCADOR QUE ESTÁ A FRENTE DAS CRIANÇAS DEVE, DIRECIONAR E LEVAR AS CRIANÇAS AO BOM CANTO. PARA TANTO UMA EXPRESSÃO FACIAL E CORPORAL SÃO MUITO IMPORTANTES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário